Seg, 22 de Junho
SEGURANÇA

Reinaldinho Moreira inaugura nova sede da GCM e convoca mais guardas no mês que corporação completa 18 anos

18 jun 2026 - 16h52 Sebastião Neto   atualizado em 19/06/2026 às 08h00
Reinaldinho Moreira inaugura nova sede da GCM e convoca mais guardas no mês que corporação completa 18 anos A nova sede reúne em um único espaço toda a estrutura administrativa e operacional da corporação.

O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, inaugurou, nesta quinta-feira (18), a nova sede da Guarda Civil Municipal (GCM), no Portal da Olaria, em uma cerimônia marcada pela celebração dos 18 anos da corporação, homenagens aos agentes que ajudaram a construir sua história e pelo anúncio da convocação dos 18 remanescentes do concurso público da instituição.

A entrega do novo prédio representa a realização de uma antiga reivindicação da Guarda Civil Municipal e consolida um importante investimento da administração municipal na valorização dos agentes e no fortalecimento da segurança pública. A nova sede reúne em um único espaço toda a estrutura administrativa e operacional da corporação, oferecendo melhores condições de trabalho e ampliando a capacidade de atendimento à população.

Durante a cerimônia, o prefeito Reinaldinho Moreira destacou que a entrega da sede representa a concretização de um sonho construído ao longo dos 18 anos da GCM e reforçou o compromisso da administração com a responsabilidade financeira e a continuidade dos investimentos considerados essenciais para a população.

"São Sebastião tem muitas prioridades, a segurança pública é uma delas. Não existe responsabilidade social sem responsabilidade financeira. Estamos entregando essa obra porque houve planejamento e cuidado com o dinheiro público. As pessoas querem se sentir seguras e estamos trabalhando para garantir essa sensação de segurança por meio de investimentos em iluminação, estrutura e valorização das nossas forças de segurança", afirmou.

O prefeito ainda anunciou a convocação dos 18 remanescentes do concurso público da Guarda Civil Municipal, previsto para o mês de julho. Com a medida, a corporação ampliará seu efetivo e fortalecerá ainda mais sua atuação preventiva e de apoio às demais forças de segurança que atuam no município. Ele ainda entregou uma placa de homenagem ao ex-prefeito Juan Garcia, responsável pela implantação da GCM na sua gestão entre 2024 e 2008.

Emocionado, o comandante da GCM, André Maciel, relembrou os desafios enfrentados pela corporação desde sua criação e destacou a importância histórica da entrega da nova sede. "É um sonho de 18 anos. Quando a Guarda foi criada, não sabíamos exatamente os desafios que enfrentaríamos no combate à criminalidade e na construção de uma instituição forte. Hoje entregamos aquilo que sempre sonhamos. É um momento de gratidão a todos que fizeram parte dessa trajetória".

A solenidade também contou com a entrega de uma moção de aplausos em homenagem aos 18 anos da Guarda Civil Municipal e reuniu representantes das forças de segurança, autoridades municipais e convidados.

Representando o Conselho Nacional das Guardas Municipais, Eliel Miranda destacou a evolução da corporação sebastianense ao longo dos anos e a importância da nova estrutura. "Não há nada melhor do que estar na própria casa. Este é um momento glorioso para a Guarda Civil Municipal de São Sebastião é uma conquista construída por profissionais que enfrentaram desafios, superaram dificuldades e ajudaram a fortalecer a instituição".

O presidente da Câmara Municipal, Edgar Celestino, que é GCM, ressaltou a integração entre as forças de segurança e a relevância do investimento para o município. "São Sebastião é referência em segurança pública e essa estrutura não poderia faltar. É um espaço moderno, equipado e preparado para atender às necessidades da corporação. A união das forças de segurança e os investimentos realizados mostram que o município está no caminho certo".

A nova sede da Guarda Civil Municipal conta com recepção, salas administrativas, setor de rádio, academia, vestiários, estacionamento, elevador, banheiros adaptados, refeitório e uma sala de instrução com capacidade para 40 alunos, destinada à formação e ao aperfeiçoamento dos agentes.

A unidade também abrigará as inspetorias da corporação, incluindo a Inspetoria de Defesa da Mulher, Inspetoria de Operações Especiais, Inspetoria Ambiental, Ouvidoria e setor biopsicossocial, consolidando um novo capítulo na história da Guarda Civil Municipal de São Sebastião.

Mais notícias
Reinaldinho lança "Ilumina São Sebá" com substituição de 100% das luminárias
SÃO SEBASTIÃO Reinaldinho lança "Ilumina São Sebá" com substituição de 100% das luminárias
Caraguatatuba fica fora dos Jogos Regionais pelo segundo ano consecutivo e decisão expõe crise na gestão do esporte
ESPORTES Caraguatatuba fica fora dos Jogos Regionais pelo segundo ano consecutivo e decisão expõe crise na gestão do esporte
Porto de São Sebastião concede desconto de 35% em tarifas para atrair novas cargas
ECONOMIA Porto de São Sebastião concede desconto de 35% em tarifas para atrair novas cargas
Mateus Silva veta fim da taxa do lixo e confronta decisão unânime da Câmara de Caraguatatuba
POLÊMICA Mateus Silva veta fim da taxa do lixo e confronta decisão unânime da Câmara de Caraguatatuba
Prefeitura de Ilhabela promove II Conexão Sustentável com programação especial durante Mês do Meio Ambiente
POLÍTICA Prefeitura de Ilhabela promove II Conexão Sustentável com programação especial durante Mês do Meio Ambiente
Juan Garcia é homenageado por implantação da GCM em São Sebastião
SEGURANÇA Juan Garcia é homenageado por implantação da GCM em São Sebastião
Após decisão na Câmara Municipal, ex-prefeito de São Sebastião dispara críticas contra vereadores
Política Após decisão na Câmara Municipal, ex-prefeito de São Sebastião dispara críticas contra vereadores
Festival da Paz terá mais uma edição em Ubatuba em julho
EVENTOS Festival da Paz terá mais uma edição em Ubatuba em julho
Em julgamento histórico, Câmara rejeita Contas de 2022 de Felipe Augusto por 12 a 0
POLÍTICA Em julgamento histórico, Câmara rejeita Contas de 2022 de Felipe Augusto por 12 a 0
Câmara julga nesta terça (16) contas de Felipe Augusto após parecer desfavorável do TCE
SÃO SEBASTIÃO Câmara julga nesta terça (16) contas de Felipe Augusto após parecer desfavorável do TCE
Mais Lidas
Em julgamento histórico, Câmara rejeita Contas de 2022 de Felipe Augusto por 12 a 0
POLÍTICA Em julgamento histórico, Câmara rejeita Contas de 2022 de Felipe Augusto por 12 a 0
Após decisão na Câmara Municipal, ex-prefeito de São Sebastião dispara críticas contra vereadores
Política Após decisão na Câmara Municipal, ex-prefeito de São Sebastião dispara críticas contra vereadores
Reinaldinho confirma retorno do Glorifica Litoral e recoloca festival no calendário de São Sebastião
EVENTOS Reinaldinho confirma retorno do Glorifica Litoral e recoloca festival no calendário de São Sebastião
Câmara julga nesta terça (16) contas de Felipe Augusto após parecer desfavorável do TCE
SÃO SEBASTIÃO Câmara julga nesta terça (16) contas de Felipe Augusto após parecer desfavorável do TCE